Tipos de Indústria.


Tipos de Indústria

A atividade industrial é o componente do setor secundário da economia e pode ser classificada em diferentes tipos conforme o critério adotado.

A atividade industrial desenvolveu-se a partir do século XVIII, com a revolução industrial iniciada na Europa. Com o tempo, o desenvolvimento dessa prática econômica transformou-se em necessidade básica e também em símbolo de desenvolvimento em todos os países, que buscam, de todas as formas, dinamizar sua produção fabril. Para melhor entender como funcionam e se estruturam as indústrias, podemos classifica-las em diferentes tipos, com base na função, na tecnologia empregada, na aplicação de recursos ou nos bens produzidos.

Indústrias conforme a função:

Indústrias germinativas: são aquelas que geram o aparecimento outras indústrias, principalmente por necessitar dos materiais fornecidos. O principal exemplo é a petroquímica.

Indústrias de ponta: são indústrias de elevado padrão tecnológico e que dominam a atividade industrial de uma determinada localidade, a exemplo dos setores automobilístico e aeroespacial.

Indústrias conforme a tecnologia:


Indústrias tradicionais: desenvolve-se com pouca tecnologia e sistemas obsoletos ou antigos de produção. Muitas vezes estrutura-se a partir de núcleos familiares.

Indústrias dinâmicas: são aquelas que empregam um material tecnológico mais avançado e operam em larga escala. Utilizam-se de muito capital de investimentos, mas costumam empregar pouca força de trabalho e, eventualmente, geram desempregos estruturais, em função da substituição de trabalhadores por maquinários.

Indústrias conforme os recursos aplicados:


Indústrias capital-intensivas: são aquelas que empregam uma maior quantidade de investimentos em capital de giro e também em equipamentos.

Indústrias trabalho-intensivas: são as que priorizam seus investimentos na força de trabalho.

Indústrias conforme os bens produzidos

Essa é a classificação oficial utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e predomina nas análises econômicas a respeito da produção brasileira.
Indústrias de bens intermediários: são indústrias que fabricam produtos que não são mercadorias finais, mas que são utilizados como matéria-prima para outras fábricas. São também chamadas de indústrias pesadas. Esse setor abrange a siderurgia, a petroquímica e a produção de outros materiais, como a celulose, o concreto, entre muitos outros.

Indústrias de bens de capital: são indústrias que produzem equipamentos para outras indústrias, como instrumentos de trabalho, maquinários simples e avançados, além da própria infraestrutura física das empresas em geral.

Indústrias de bens de consumo: também chamadas de indústrias leves, são aquelas que transformam matérias primas em mercadorias para o consumidor em geral. São divididas em indústrias de bens duráveis (eletroeletrônicos, móveis, veículos, etc.), semiduráveis (roupas, acessórios, etc.) e não-duráveis (alimentos, bebidas, remédios e outros).

Web Automação Industrial
Assistência técnica Multimarcas
Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: