Sistema Estrela Triângulo e Inversor de Frequência.




Sistema Estrela Triângulo e Inversor de Frequência.


Após sabermos como fazer uma ligação estrela triangulo e qual o objetivo dessa aplicação resolvemos mostrar para você as vantagens de se utilizar a ligação estrela triangulo e associar a essa indagação o uso de inversor de frequência.
Antes de sairmos falando as vantagens desse método vale lembrar que o uso da técnica de instalar motores com partida em estrela triangulo ou até mesmo o uso de inversores de frequência só é válido para motores com potência nominal igual ou superior a 20hp.
Isso ocorre pelo fato da quantidade de corrente que ele precisa para partir, sendo assim se você tiver no projeto um motor inferior a 20hp utilize uma partida direta, embora o inversor de frequência ainda possa ser usado caso queira, veja no decorrer do artigo.

Por que usar estrela triangulo




O simples fato para decidir se usa ou não uma partida do seu motor trifásico em método estrela triangulo é pelo valor da sua corrente de pico, pois nesses motores que possuem potência superior a 20hp quando ligados a rede e partido de forma direta a sua corrente nominal pode variar de 6 a 10 vezes a sua grandeza.


O método estrela triangulo é capaz de proporcionar ao sistema logo de cara a redução dessa corrente de pico do seu motor trifásico na partida, ou seja, ele prepara o motor para que seja possível receber uma tensão inferior a nominal e entregar a tensão nominal do motor somente após o mesmo atingir 80% de sua rotação nominal.


Para ilustrar essa situação vamos imaginar um moto com tensão nominal 660v em estrela, com a ligação estrela triangulo você vai partir o motor 660v estrela com apenas 380v triangulo e vai entregar o restante de tensão depois que o motor atingir 80% da rotação nominal e permitindo assim que seja utilizado a potência total e desempenhando a performance cheia.

Vantagens de fazer uma partida estrela triangulo.


Baseando-se pelo princípio explicado sobre a partida estrela triangulo podemos então listar pra você quais são as vantagens do uso desse método e saber o quanto iremos ganhar no projeto com o uso desse sistema e também o por que utilizar, confira:
  • Redução de custo energético;
  • Pode efetuar inúmeras manobras;
  • Redução de 1/3 da corrente na partida;
  • Menor índice de queda de tensão;
  • Parametrização da partida em intervalos de tempo;
  • Otimização de condutores aplicando a partida em motores distantes.

Conceito do inversor de frequência




Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que possibilitam transformar energia elétrica de corrente alternada fixa em variável e dessa forma controla a potência consumida pela carga.


Falando em motores, os inversores de frequência é aplicado quando se deseja controlar a rotação dos motores para sua determinada aplicação, independentemente de sua potência ou objetivo do local dos motores, ou seja, se você possui linhas com motores com baixa potência porém deseja controlar sua rotação você certamente poderá aplicar o inversor de frequência no seu projeto, ou ainda se deseja partir com rotação gradual imitando um sistema estrela triangulo você também consegue esse feito com o inversor de frequência.


Isso é possível pois os inversores de frequência possuem um sistema de controle micro processado especificamente para alimentação dos motores e esse sistema consegue comutar em frações de segundo através dos transistores de potência em forma de tensão continua e com isso alteram o período e o valor que chamamos de RMS.

Vantagens do inversor de frequência

Assim como uma partida estrela triando o inversor de frequência possui boas vantagens para serem argumentadas na hora de sua aquisição, vejamos:
  • Menor consumo enérgico;
  • Substitui sistemas mecânicos de alto índice de manutenção;
  • Automatização dos processos;
  • Melhor visualização, controle e comunicação do sistema;
  • Simples instalação;
  • Aumenta vida útil da máquina;
  • Reduz ruído na linha;
  • Evita trancos mecânicos.

Sabendo dessas características fica mais fácil saber qual sistema utilizar, basta vez seu objetivo e seu limite de gasto e ai pode optar por algo mais clássico ou sofisticado.

Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas. 

Há mais de 20 anos o Grupo Web
oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação
industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores
de Frequência, Chaves de Partida, CLP e
Servo-Conversores Multimarcas.

#WebautomaçãoIndustrial

#TrocaInversor

#AutomaçãoIndustrial

#WebDrives
#InversordeFrequência
#SoftStarter
#MotorCC
#MotorDC
#AssistênciaTécnicaMultimarcas
#VendadeInversordeFrequênciaUsado
#CompradeInversordeFrequênciaUsado

Central de atendimento-(11)2823.7000

http://webdrives.com.br/
http://webautomacaoindustrial.com.br/
http://trocainversor.com.br/


0 comentários: